Por Ricardo Bohn Gonçalves
Você sabia que a RBG Vinhos nasceu da minha vontade de ter uma escola de vinhos? Não uma escola formal, estruturada, com apresentações em powerpoint, apostilas e certificados. Eu acreditava (e ainda acredito) que é possível ensinar sobre vinhos de uma maneira mais descontraída, não tão formal, quase uma conversa ao redor da taça.
Para contar esta história – assim como muitas outras que prometo trazer aqui, neste novo espaço do nosso site – , é preciso voltar um pouco no tempo. No final dos anos 1990, a minha vida virou de ponta cabeça. Fiz a peregrinação para Santiago de Compostela, que recomendo; me separei da minha primeira mulher, decidi vender a empresa imobiliária que eu era sócio. E comecei a dar cursinhos de vinho para os amigos e conhecidos. Trazia o bê-á-bá dos brancos e tintos e promovia algumas degustações.
Até que um dia, enquanto almoçava com um amigo, uma pessoa me ligou e pediu dicas de vinho. Respondi com diversas opções e explicava o estilo de cada rótulo que eu estava sugerindo. Quando desliguei, meu companheiro de almoço me perguntou porque ao invés de apenas indicar, eu não passava a vender estas garrafas? Boa questão, que ecoou na minha cabeça por um tempo até que eu resolvi arriscar.
Abri a empresa, então com o nome de Wine School, e comecei a ligar para os amigos indicando vinhos e depois para os amigos dos amigos e ainda para os amigos dos amigos dos amigos. Como eu já era conhecido como aquele que levava o vinho para o jantar, para a viagem, que indicava o champanhe para os casamentos dos filhos dos amigos, foi natural para as pessoas comprarem vinhos comigo. Vale lembrar que era um mercado bem diferente do atual, que não tinha esta febre de venda de listas de vinho pelo whatsapp ou pelo e-commerce.
A empresa cresceu – o nosso recorde foi vender 1.200 garrafas de um blend de cabernet sauvignon com malbec da vinícola argentina Rutini em uma semana –, e eu mantive o princípio de só indicar o que eu gosto de beber. É o vinho que eu já provei e aprovei. Sem planejar, eu fazia uma curadoria dos vinhos, em um mercado em que muitos clientes precisam de uma orientação, de um aconselhamento para escolher um rótulo. Que pode ser um vinho para uma ocasião especial, mas também aqueles rótulos de boa qualidade e preço que eu adoro descobrir e compartilhar. Quer uma dica? Para este verão, indico o Château Martet Vignes de Compostelle Blanc 2020, um vinho branco, leve e fresco. É elaborado em Bordeaux com as uvas sémillon, sauvignon gris e sauvignon blanc e um pouquinho de muscadelle, que dá um toque aromático no vinho, e estamos vendendo por R$ 159.
Com o tempo, comecei a precisar de ajuda, e convidei as minhas filhas para trabalharem comigo, primeiro a Sílvia e depois a Roberta. Lembro de um dia que a Silvia passou o dia montando caixas de vinho na sala de casa... Nesta história, a Wine School mudou de nome para RBG Vinhos, recentemente atualizamos o site, mas em todos os nossos passos mantemos os nossos princípios. Por exemplo: no início, contratei um taxista de confiança, o Ronoel, para entregar os vinhos. Hoje, temos uma empresa de transporte que mantém essas entregas personalizadas.
Gostamos, agora não apenas eu, mas também a Sílvia e a Roberta, de entender que tipo de vinho cada cliente precisa para fazer a indicação correta. Como a Sílvia diz, não somos uma máquina ou um chat para tirar dúvidas, somos amigos que queremos difundir a cultura e o hábito de tomar vinho com vocês.
Hoje, já são mais de duas décadas garimpando vinhos e oferendo boas opções para vocês. E nossa ideia agora é repartir aqui um pouco destas aventuras e das histórias dos vinhos que indicamos. Porque ao redor de uma taça tem sempre boas experiências e recordações para contar e para lembrar.
Um brinde!
Viva !!! Parabéns ! Delicia de historia, querendo saber mais. Já estou seguindo. Obrigada !
ResponderExcluirTanya!! Aguarde que tem mais, obrigada pelo comentário. bjs
ExcluirMuito legal saber a história de vocês, parabéns pelo excelente trabalho! Sucesso
ResponderExcluirobrigada :-)
ExcluirEquipe RBG Vinhos, parabéns e votos de sucesso contínuo!
ResponderExcluirObrigada Marly, bjs
Excluir