Por Ricardo Bohn Gonçalves
Começo de ano (e este é o nosso primeiro texto de 2024) é o momento de pensar nas tendências do mundo do vinho. Nas publicações internacionais que sempre acompanhamos, aparecem apostas no maior consumo de vinho branco (os últimos dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, a OIT, apontam nesta direção), em vinhos com menor teor alcoólico e até em vinhos sem álcool; no interesse crescente pelos espumantes (e não apenas os champanhes), em novas situações de consumo, entre outros pontos.
Sabemos que são estilos de vinho que precisamos acompanhar e que podem refletir no nosso portfolio. Nosso desafio é unir essas tendências com os rótulos disponíveis no mercado brasileiro e que vamos oferecer a vocês ao longo dos próximos 12 meses. São, digamos, as nossas apostas para 2024.
A primeira delas é a diversidade do portfolio. Antes de mais nada, vale lembrar que a diversidade, seja de estilos, regiões, uvas é um dos grandes encantos do mundo do vinho. É uma bebida que, ainda bem, nos surpreende a cada garrafa exatamente pela sua diversidade. Não posso me especializar apenas em pinot noir (e sei que vários de vocês conhecem a minha paixão pela Borgonha...), que seria perder a riqueza de aromas, sabores e histórias das demais uvas. Um exemplo são os rótulos diferentes de champanhe que trouxemos para o final do ano passado. Com tantas borbulhas disponíveis, não dá para focar apenas em duas ou três maisons.
Nossa segunda aposta está no atendimento dos clientes. Vocês sabem que respondemos as mensagens nos sete dias da semana, porque sabemos que o vinho é um presente, uma experiência, um momento de lazer e de confraternização. Sugerimos novos rótulos todas as semanas, temos o site (rbgvinhos.com.br) 24 horas por dia, mas também garimpamos vinhos, quando o momento é especial.
A terceira aposta está bem ligada com a anterior. Gostamos de acompanhar o gosto dos nossos clientes. Alguns de vocês devem se lembrar de uma pesquisa que fizemos em 2022 exatamente para conhecer melhor as suas preferências. Agora aproveitamos o nosso contato, para confirmar uma entrega ou tirar uma dúvida, para entender um pouco mais do gosto do consumidor.
São apostas muito diferentes do que focar no vinho em bag-in-box porque um instituto de pesquisa indicou como tendência; ou trazer um container de vinho sem álcool porque a aposta é neste estilo de vinho. As nossas apostas vão na direção do melhor serviço que podemos prestar e, importante, sempre com o preço justo. Porque acreditamos que o vinho é um jogo de ganha-ganha, em que as duas partes saem satisfeitas.
Parabéns pelo belo trabalho, Ricardo, Silvia e Roberta! Porque não, entre as apostas para 2024 a de retomar a ideia original, da Wine School... Aposto que seria um sucesso! Abraços, feliz Ano!
ResponderExcluirOi Ique!! Podemos pensar sim!! Obrigada
ExcluirApostas mais que acertadas, Ricardo.
ResponderExcluirObrigada!
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