As safras e o Viña Alberdi 2018


Por Ricardo Bohn Gonçalves 


No Brasil, são poucos que prestam atenção à safra de cada vinho. Talvez porque no chamado Novo Mundo não haja muita diferença entre as características de um branco ou de um tinto de um ano para outro – isso vem deixando de ser verdade, pelas mudanças climáticas, mas é um tema para um texto futuro. 

Assim, se há uma boa dica para os vinhos finos é exatamente prestar atenção às safras. E não apenas para saber quais são as melhores, mas também para encontrar bons achados em anos em que o clima não ajudou em nada. 

Conto aqui o exemplo do Viña Alberdi 2018. É o reserva mais jovem da vinícola La Rioja Alta, uma porta de entrada para quem quer conhecer o estilo dessa vinícola, fundada em 1890, e que vem migrando para a agricultura orgânica e sustentável. Nesta safra, o Viña Alberdi foi elaborado com a tempranillo de seus vinhedos tradicionais, o Mayorita, o el Bardal e o El Rebollar, em Rodezno, e também o Alto del Rey, em Labastida. Mas recebeu também um “acréscimo” de outras uvas, exatamente aquelas que seriam destinadas aos cuvées de maior prestígio da própria vinícola. 

Explico melhor. Na safra de 2018, a La Rioja Alta decidiu não elaborar o Gran Reserva 890, o Gran Reserva 904, o Viña Arana e o Viña Ardanza. Isso porque são Pedro não colaborou nada com o clima, marcando a colheita como chuvosa e com problemas com doenças, como o míldio. O resultado prático é que as melhores uvas que iriam para estes vinhos migraram para o Viña Alberdi, elevando a sua complexidade. 

É um exemplo de que em safras consideradas ruins também é possível encontrar bons vinhos, como o Viña Alberdi 2018, que chega agora ao portfolio da RBG Vinhos.

Comentários

  1. Anônimo27/2/24

    Excelente!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo27/2/24

    Pelo andar do clima, a safra será cada vez mais importante.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo27/2/24

    Olha a oportunidade aí!!! Valeu a dica, Bohn!! Pode separar umas garrafas desse 2018 pra nós! Abraço,

    ResponderExcluir

Postar um comentário