Agora somos embaixadores

RBG Vinhos
Por Ricardo Bohn Gonçalves


Um jantar harmonizado com os vinhos da La Rioja Alta, vinícola referência em Rioja, marca a volta da RBG Vinhos aos eventos presenciais. Mais do que isso, celebra o início de uma parceria entre a vinícola espanhola e a nossa RBG Vinhos, porque fomos nomeados embaixadores da marca aqui no Brasil.

Eu provo estes vinhos espanhóis há 40 anos, quando o mundo dos brancos e tintos era apenas um hobby na minha vida. Na época, eu nem sonhava que transformaria a minha paixão por esta bebida em uma profissão e abriria mão da carreira na área imobiliária. E, menos ainda, sonhava em ser convidado para ser embaixador destes vinhos. Só posso dizer que foi uma honra ser chamado para promover os rótulos como Viña Alberdi, Viña Arana ou Viña Ardanza no Brasil.

A nova função de embaixador também me motivou a retomar estes jantares harmonizados que, na verdade, estão na origem da RBG Vinhos. Como já contei aqui, a minha migração para o mundo do vinho começou exatamente com alguns eventos informais, em que os vinhos eram a estrela, combinados sempre com alguma boa receita. Na época, o meu pequeno negócio era chamado de WineSchool.

RBG Vinhos

Agora, como embaixador, o nosso primeiro encontro aconteceu no restaurante Imma, em São Paulo, com um menu criado pelo chef Marcelo Giachini, especialmente para harmonizar com os vinhos da La Rioja Alta. E mantive o gosto por apresentações informais: ao invés de palestras sobre o vinho, fui em todas as mesas, contando histórias da vinícola, que nasceu em 1890, com a reunião de cinco famílias espanholas, teve uma mulher, a Saturnina García Cid y Gárate como primeira presidente, e cresceu ao longo dos séculos - atualmente são mais de 800 hectares próprios entre as vinícolas La Rioja Alta e Torre de Oña, as duas em Rioja; Lagar de Fornelos, em Rías Baixas, e Áster, na Ribera del Duero.

RBG Vinhos

O menu começou com o branco Lagar de Cervera Albariño 2022, harmonizado com croquetas e tostada de anchovas e torresmo. Na entrada, o tartare de atum casou muito bem com a Finca San Martin Crianza 2020. Para o primeiro prato principal, a paleta de cordeiro com mil folhas de batata, escolhi o La Rioja Alta Viña Alberdi Reserva 2018. Aqui, uma informação interessante sobre este vinho. Como 2018 não foi um bom ano para a uva tempranillo na Espanha, a La Rioja Alta optou por desclassificar os seus tintos premiuns. E estas uvas foram utilizadas para compor o blend do Alberdi, enriquecendo a complexidade do tinto.

O arroz de pato veio a seguir, harmonizado com o Viña Arana Gran Reserva 2014. E, no final, uma surpresa: o mil folhas com creme parissiere combinou com o jerez Delagado Zuleta, um Pedro Ximénez, para manter o jantar nos vinhos espanhóis.

Nossa ideia, agora, é que seja o primeiro de muitos eventos harmonizados.

E para quem quiser adquirir os vinhos do evento, oferecemos um cupom com 20% de Desconto (válido até 30/09/24).

Cupom: EVENTO20

Acesse esse link e aproveite.


RBG Vinhos

Comentários

  1. Derek Talbot Barnes15/9/24

    A comida e os vinhos foram excelentes. Espero que haverá outro jantar harmonizado em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos vocês nos próximos!! Que bom que gostou

      Excluir
  2. Rivaldo Petean Jr.15/9/24

    Parabéns Ricardo. Reitero meus permanentes votos de sucesso para você e toda sua equipe. Forte abraço !

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16/9/24

    Alo Ricardo - não pude ir ao jantar, mas vinhos da Rioja Alta sao excelentes - como vc muito bem recomendou !!! Sucesso com a nova representação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário