A Black Friday chega também nos vinhos

RBG VInhos
Por Ricardo Bohn Gonçalves

Bons vinhos, com descontos ainda melhores, é o sonho de todo consumidor de brancos e tintos – e o meu também, confesso. Aqui na RBG Vinhos criamos a nossa promoção especial há cerca de dois anos. Foi uma ideia da minha filha Sílvia e acontece toda última sexta-feira do mês. E sempre em novembro coincide com a Black Friday.

Agora, em novembro de 2024, serão três vinhos na nossa promoção, todos do Rhône: São eles o ⁠Equis de Maxime Graillot - Equinoxe Crozes Hermitage 2019; a ⁠Domaine de La Solitude AOC Côtes du Rhône Rouge 2021 e a ⁠Domaine de La Solitude Châteauneuf du Pape Rouge 2021. Mas sei que é difícil não ser atraído por uma boa oferta de vinhos. Por isso, acho que vale a pena tomar alguns cuidados. O primeiro é desconfiar das grandes ofertas, daquela que, como diz o ditado, quando a esmola é boa, o santo desconfia! A tal metade do dobro do preço!

O segundo é tomar cuidado com as safras mais antigas. Eu realmente aprecio muito brancos e tintos com bons anos de evolução na garrafa. Isso acontece quando a garrafa é bem armazenada, em um ambiente com pouca luz e sem grandes variações de temperatura. Mas não podemos nos esquecer que muitas vezes não é um vinho assim que foi selecionado para a Black Friday. Mas sim garrafas que ficaram estocadas em um canto da loja, muitas vezes sem o cuidado necessário. Não compraria, nestes casos, um branco de safras mais antigas, no máximo de dois ou três anos. Nos tintos, não arriscaria com uma garrafa mais antiga do que 2019 ou 2020.

A análise visual da garrafa nos dá alguns indícios de como foi a conservação do vinho. Um rótulo rasgado, por exemplo, pode ter sido apenas algum acidente sem maiores consequências – quem nunca rasgou um rótulo ao tirar o vinho da adega ou de uma caixa? Mas pode indicar também o (des)cuidado no armazenamento. Mas quando a rolha está estufada ou mesmo um pouco abaixo do gargalo a chance de o vinho estar bom é bem menor. É certo que o líquido evapora, mas em uma velocidade muito lenta. Uma safra recente deve ter o líquido logo abaixo da cápsula.

E tem os vinhos das perigosas listas de whats app, aquelas que o “amigo” traz em condições ilícitas. São listas que tendem a aumentar nesta época de promoção. A minha dica é verificar sempre o contrarrótulo, que é obrigatório para os vinhos importados legalmente para o Brasil. No caso dos nossos vinhos, também colocamos o nosso selo, o que comprova a sua origem.

Bem, tenha uma boa sexta-feira de promoções, tendo sempre em vista um consumo consciente e também todos os cuidados necessários que citei acima.

Abraços

Comentários

  1. Anônimo24/11/24

    Excelente Ricardo. Bom momento para nos relembrar das dicas que as vezes entusiasmados por fazer um bom negocio, nos iludimos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo25/11/24

    Bom saber das dicas, obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário