Por Ricardo Bohn Gonçalves
Que mulher homenagear em março, mês que marca o Dia Internacional da Mulher? No vinho, há cada vez mais enólogas, que são referência pelos seus brancos e tintos, e que suas histórias poderiam estar neste blog. Há também mais sommelières dominando os salões dos restaurantes, inovando no atendimento aos clientes, e há relevantes formadoras de opinião no vinho, aqui com a inglesa Jancis Robinson como pioneira e até hoje uma referência.
Todas elas valem a nossa homenagem, além, claro, da nossa admiração. Mas neste final de semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, eu quero prestar uma homenagem à Silvia, minha filha e uma profissional importante na RBG, e com isso prestar o devido reconhecimento ao trabalho feminino no mundo do vinho.
A Silvia chegou ao vinho meio por acaso, como acontece com muitos que atuam neste setor – ainda há pouca formação para se trabalhar neste segmento no Brasil e muitos dos melhores profissionais chegaram ao vinho em carreiras pouco planejadas. Psicóloga, a Silvia me socorreu em um momento que eu procurava uma pessoa para cuidar da RBG Vinhos, que na época ainda era chamada de The Wine School, enquanto eu fazia uma viagem de trabalho.
Voltei de viagem e ela, ao invés de seguir a sua profissão, continuou me ajudando. Não sei quando ela percebeu que o vinho seria a sua segunda carreira, mas quando percebi que o interesse pelo vinho estava ficando sério, passei a incentivá-la a estudar mais sobre o tema.
E, claro, a levá-la comigo nas degustações e nas reuniões. Me surpreendi quando ela começou a fazer um blog – o Silvinhas, que, pena, não existe mais. Ela trazia várias informações de mercado, entrevistava pessoas, escrevia sobre os vinhos... E percebi o seu crescimento quando ela fez um curso sobre o marketing do vinho na ABS-SP (Associação Brasileira de Sommelier – São Paulo). Já durante o curso ela trouxe algumas importantes ideias de comunicação com o cliente, que sigo até hoje.
Da psicologia, acredito que a Silvia trouxe o cuidado em se relacionar com as pessoas, agora os nossos clientes. E uma preocupação em ouvi-los em suas dúvidas e questões e dar a resposta de uma maneira clara, precisa e também simpática.
Neste perfil da Silvia, de comunicadora, de preocupada com o seu trabalho, com uma atenção precisa aos detalhes, que prestamos a nossa homenagem a todas as mulheres neste 8 de março.
Que bonito texto. Parabéns Ricardo. Muito justo. Bacio
ResponderExcluirParabéns Ricardo , homenagem mais do que justa e , afinal
ResponderExcluir, orgulho por tê- la como filha . Pela árvore se conhece os frutos !
Prado Neto
Parabéns pela homenagem, um abraço e muito sucesso.
ResponderExcluirRicardo e Silvia
ResponderExcluirParabéns pelo texto e pela brilhante escolha para uma homenagem do Dia Internacional da Mulher - a filha que está ao seu lado.
Silvia achei sensacional essa sua reorientação de objetivo profissional escolhendo a vinicultura.
Bora comemorar o Dia da Mulher com vinhos de qualidade indicados pela RBG Vinhos.
Obrigada Marco!!!
Excluir