Na Argentina, o sucesso dos restaurantes nas vinícolas


RBG Vinhos
Angélica Cocina Maestra (Foto: Divulgação)

 Por Ricardo Bohn Gonçalves



A segunda edição do Guia Michelin na Argentina, divulgada recentemente, revela como a enogastronomia vem conquistando um importante espaço nas vinícolas dos nossos vizinhos. Nesta edição, quatro dos seis restaurantes que conquistaram uma estrela em Mendoza têm ligação com as vinícolas locais – o guia premia tanto restaurantes em Buenos Aires como em Mendoza.

Na relação do Michelin, conquistaram uma estrela o Angélica Cocina Maestra, da vinícola Catena, que é também o restaurante mais caro da província; o Casa Vigil, que pertence a Alejandro Vigil, o principal enólogo da Catena e sócio do El Enemigo. Ganharam uma estrela também o restaurante que fica na vinícola Lagarde, o Zonda Cocina de Paisaje, e o restaurante do enólogo Matias Riccitelli, o Riccitelli Bistró. Apenas dois estrelados de Mendoza não estão em vinícolas, no caso o Azafrán e o Brindillas.

Zonda Cocina de Paisaje
Zonda Cocina de Paisaje (Foto: Divulgação)

Além dos critérios técnicos, que faz os jurados do Michelin concederem as estrelas, há também a beleza destas casas e, principalmente, a sua paisagem. A vista para a Cordilheira dos Andes certamente ajuda a tornar a refeição mais saborosa ou, no mínimo agradável, assim como a qualidade dos vinhos servidos. No Angelica Cocina Maestra, por exemplo, todo o menu é pensado a partir da seleção dos vinhos, em uma lógica que, em qualquer outro cenário, não faria sentido. O normal é o comensal escolher o prato e, a partir daí, selecionar a bebida que irá acompanhar a refeição, não ao contrário, como acontece neste restaurante.

A eleição do Michelin indica que os restaurantes estão se tornando, também, um bom negócio para as vinícolas, ao menos para cativar os seus consumidores e fidelizá-los. As harmonizações gastronômicas integram o enoturismo. E, se a proposta é visitar a vinícola, por que não aproveitar para almoçar ou jantar por lá? As estrelas mostram que as vinícolas estão levando a sério esta oportunidade.

Há vários outros restaurantes dentro de vinícolas em Mendoza. Um deles é o Zuccardi Vale de Uco, com uma vista impressionante para a cordilheira dos Andes e, claro, a oportunidade de provar os vinhos locais. A própria Zuccardi é uma das pioneiras em restaurantes na vinícola. A sua primeira vinícola, em Maipú, tem um bom restaurante e um espaço próprio para os azeites. A Susana Balbo também tem um restaurante bem gostoso em Agrelo, o Osadía de Crear.

Na verdade, cada vez me surpreendo como o enoturismo vem crescendo em todos os destinos. E, no caso da Argentina, como a gastronomia tem se somado neste crescimento. E como tem ficado mais fácil reservar uma visita: antes, era preciso conversar com a importadora aqui no Brasil para agendar, agora, a maioria das vinícolas têm o site para que nós, amantes dos vinhos, reservamos o nosso almoço. Garanto que vale a experiência.



Comentários