A Espanha no Arouche - RBG Vinhos e La Casserole

RBG Vinhos

Por Ricardo Bohn Gonçalves


Não me canso de repetir que o vinho ganha sabores e saberes com os amigos. Ao contrário das demais bebidas alcoólicas, brancos e tintos não foram feitos para serem apreciados sozinhos – até aqueles que chamamos de vinhos de contemplação ficam melhores quando degustados com pessoas queridas ao nosso redor.

O mesmo acontece com as harmonizações: elas crescem quando compartilhadas com amigos. É por isso que eu faço aqui um convite para vocês. Que tal participar de um jantar com cinco etapas, dos acepipes, servidos com um espumante de produção limitada, até a sobremesa, acompanhada por um vinho do Porto?

Esta harmonização vai acontecer no próximo dia 4 de novembro, no restaurante La Casserole, da minha amiga Marie Henry. A ideia do convite para o jantar nasceu da minha filha Silvia para que a Marie, junto com o seu filho Léo, criasse um menu para harmonizar com alguns dos vinhos especiais da vinícola La Rioja Alta, que eu tenho a honra de ser embaixador aqui no Brasil.

No jantar, vamos começar com o espumante chileno Château Los Boldos Traditión Réserve Brut para as boas-vindas. Em seguida, para acompanhar a vichyssoise de pera, queijo de cabra e ervas escolhi o Lagar de Cervera Albariño 2023, que mostra com a variedade branca albariño vem se consolidado como uma das uvas mais importantes da Espanha. No primeiro prato, para acompanhar o coq auvin, minha escolha é a Finca San Martin Crianza 2020, elaborado pela La Rioja Alta.

Para o prato principal, espero que vocês me permitam uma surpresa para os presentes no jantar. Escolhi um tinto da La Rioja Alta para acompanhar o ragu de cordeiro, molho demi glace, couscous marroquino de legume. Mas o vinho só será revelado durante o jantar. E encerramos com um Porto Ferreira Ruby para acompanhar a torta ganache de chocolate, crème anglaise.

A minha ideia é que amigos e clientes possam entender um pouco mais dos princípios da harmonização em uma boa conversa ao redor da mesa, se uma maneira informal. E o ambiente já é um convite para isso: o La Casserole é um restaurante fundado em 1954 por Fortunée e Roger Henry. E como escrevi aqui neste blog sobre o roteiro dos meus restaurantes de destaque de São Paulo é o melhor exemplo de bistrô paulistano, localizado no decadente Largo do Arouche, e com uma floricultura em frente, que torna a atmosfera super francesa.

E, mais do que isso, a casa completou 70 anos e o evento é anossa maneira de homenagear o trabalho da Marie Henry e sua família. E temos, ainda, aqui na RBG, dois vinhos para comemorar este aniversário. São dois borgonhas, da Domaine Jessiaume: um branco, o Meursault 2022, e o Santenay Ier Cru 2022, elaborado com a pinot noir.


Para mais informações sobre o jantar:

Entre em contato pelo Whatsapp

- Ou pelo email rbgvinhos@rbgvinhos.com.br 

Esperamos vocês!

Restaurante La Casserole
R. Largo do Arouche, 346, República, São Paulo

Comentários